Bert Hellinger, em seu livro - "A Simetria oculta do amor", diz
[...]“A coisa mais valiosa que os filhos recebem dos pais — não importa quem estes sejam ou o que possam ter feito — é a oportunidade de viver. Ao receber a vida dos pais, os filhos os aceitam, e esses pais são os únicos possíveis para eles. Os filhos não podem acrescentar nem tirar nada à vida que os pais lhes deram; os pais, por sua vez, não podem tirar nem acrescentar nada quando se dão como pais aos filhos.” Bert Hellinger no livro “A simetria oculta do amor”[...]
Quando o filho adulto toma a decisão de deixar de exigir o que os pais poderiam ter feito ou o que ainda poderiam fazer, toma a força certa para seguir sua vida, pois neste momento um fluxo de abundância o toma e consegue através de seus passos assumir a sua vida para poder fazer valer a pena.
Este movimento é difícil, pois para se tomar tal decisão precisamos sair da criança, que ainda pede um colo e atenção para então nos posicionarmos como adultos. Para isso ocorrer teremos que concordar plenamente com a nossa história como foi, saindo dos julgamentos e exigências como já mencionei e como Hellinger menciona na passagem acima.
Esta decisão leva tempo, pois precisamos também enxergar que estamos operando nesses movimentos infantis que estão a um nível inconsciente. Para começar precisamos nos observar, voltar o olhar para dentro e perceber esses padrões e começar um diálogo interno mais ou menos assim: "Pai, mãe, agora eu reconheço a vida que me foi dada por meio de vocês e reconheço que o que me deram após o meu nascimento não foi muito e nem pouco, mas o suficiente para que eu me tornasse quem sou e assim sigo agora o meu caminho para fazer valer a pena e isto só poderei fazer através das minhas decisões como adulto, no qual assumo a responsabilidade e as consequências por minhas ações. Só assim tomo a vida e a força de vocês para seguir na vida. Obrigado!"
Esta pequena conversa com o seu EU já resolverá muitas coisas, desde que seja feito de coração aberto!
Alex Nielsen | Terapeuta de Casal e Família | Constelação Familiar Online
Comments