Salve, salve amigos!
Sentir medo é natural, inclusive é um mecanismo de defesa e sobrevivência. Mas até quando este sentimento pode ser bom? Até quando permitirmos que ela nos domine e nos impeça de seguir em frente!
As situações que surgem nem sempre são agradáveis, e muitas vezes nos sentiremos sozinhos, tendo que lidar com tudo. Pior, também são os medos internos que só nós o vemos e muitas vezes não sabemos lidar com eles, pois a sensação que nos causa é tão real quanto passar por um episódio "externo", como um assalto.
Por mais que tenhamos as ferramentas para lidar com a insegurança e o medo, às vezes elas não funcionam. Não por não serem eficazes, mas porque na ocasião elas somem de nossa mente.
É aí que me lembro de uma passagem bíblica em Isaías 41:10, que diz:
"Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa."
Quando permitimos que Deus esteja presente em nossa vida, mesmo que não compreendamos a ocasião, uma força maior nos dá a segurança e coragem que precisamos para enfrentar os desafios. Não quer dizer que será fácil, mas o medo não será mais um obstáculo!
Não estou dizendo que não temos que estudar, buscar o autoconhecimento e ferramentas emocionais entre outras para lidar com os medos e as inseguranças que nos cercam, pelo contrário, quando buscamos este desenvolvimento pessoal, Deus nos ajuda mais ainda, nos mostrando que somos capazes e podemos ser vitoriosos em qualquer situação que nos seja apresentada.
Então quando perceber que o medo está lhe dominando, eleve seus pensamentos a Deus. Faça isso constantemente, independente da situação pela qual esteja passando. Torne esta conversa com Deus um hábito e verá que mesmo nos dias mais difíceis, ele estava lá ao seu lado. Você pode até não ter percebido, mas quando tudo passar e olhar para trás, verá que Ele sempre esteve com você de mão dadas!
Por isso não tema, por mais que a tempestade seja forte, confie sempre!
Que Deus abençoe você e sua família.
Alex Nielsen | Terapeuta de Casais e Família
Comments