Atendimentos       11 9.8762 3692          contato.alexnielsen@gmail.com              Siga:

Logo Alex Nielsen Vertical (1).png
Logo Alex Nielsen Vertical (2).png
Logo Alex Nielsen Vertical (3).png

O QUE PREJUDICA A AUTOESTIMA DE UMA PESSOA?


Eu já quero começar este texto deixando bem claro que TODO MUNDO DEVERIA SABER DESTES FATORES que prejudicam a autoestima de uma pessoa.

É importante compreender que a falta de autoestima pode ser provocada por fatores externos e internos, como: Excesso de críticas durante a infância ou adolescência, rejeição e falta de carinho, falta de reconhecimento de suas habilidades entre outros pontos de extrema importância.

O fato de não confiar em si, já denota ruídos em sua autoestima. A imagem que tem de si mesmo, também pode apontar alta ou baixa autoestima.

Neste texto eu irei apontar algumas causas que podem prejudicar a autoestima de uma pessoa e como lidar com este movimento em nossa vida com 4 hábitos trasformadores.

É importante frisar que este processo de construção e desconstrução da autoestima é de longo prazo, ou seja, não é do dia para noite que se desenvolve um quadro de alta ou baixa autoestima.

Vamos começar compreendendo o que é autoestima.

A autoestima é a forma como olhamos para nós mesmos e percebemos nossas qualidades, habilidades, virtudes, além dos pontos fracos. O conceito de autoestima está diretamente ligado ao autoconhecimento. Quando este olhar para nós é positivo, em suma, a autoestima está alta e vivemos bem o dia a dia. Quando sua análise é negativa, tem-se então um quadro de baixa autoestima, o que prejudica muito nosso equilíbrio emocional, desempenho e até nas relações, sejam elas interpessoais, afetivas e familiares.

Os fatores externos que apresento a seguir contribuem muito para a construção de uma baixa autoestima e autoconfiança.

- Bullying (independente da idade); - Situações de violência física ou psicológica; - Situações de abuso e traumas; - Estar em ambiente repleto de preconceito; - Viver sob stress; - Viver em ambiente intimidador; Agora, alguns fatores internos:

- Autocrítica exagerada; - Autodepreciação; - Pensamentos negativos constantes; - Ficar se comparando com outros; - Não validar e reconhecer suas habilidades; - Não buscar o autoconhecimento.

Eu poderia citar inúmeras outras formas que podem gerar baixa autoestima.

Mas Alex, como podemos lidar com estes fatores externos e internos? É importante primeiro reconhecer que estes fatores estão influenciando a nossa vida de alguma forma.

O primeiro passo é buscar ajuda profissional para lidar com as experiências negativas passadas vividas na infância e adolescência. A ajuda de um terapeuta não só irá auxiliar na cura dessas feridas, como também irá ajudar a lidar com o momento presente.

Além deste primeiro passo, eu separei mais 4 hábitos que irão acelerar este processo em sua vida. 1. Cultive o hábito da GRATIDÃO diária: Comece a reconhecer o valor em tudo a sua volta. Do celular que tem em mãos, até o papel higiênico que tem no banheiro. Mas até o papel higiênico? Sim! Você poderia ter um de qualidade muito inferior ou simplesmente não ter.

2. Cultive pensamentos POSITIVOS: Faça isso diariamente através de boas lembranças de sua vida. Escute boas músicas, leia bons livros e conteúdo e veja seriados e filmes que te elevam o astral e lhe passem, também, se possível, bons ensinamentos e reflexões. Por exemplo, entre muitas séries e documentários que adoro assistir e que agregam muito conhecimento em minha vida pessoal e profissional como terapeuta sistêmico, amo ver e rever a série Friends, pois me faz rir, me descontrai e me traz uma energia muito alegre e de bem estar.

Normalmente coloco para ver o grupo de amigos mais divertidos do mundo (além de Big Bang Theory), quando quero aliviar a mente depois de um dia gerando conteúdos, fazendo pesquisas e atendendo.

3. Ressignifique os pensamentos NEGATIVOS: Você fará isso de duas formas - a primeira forma é através da repetição de afirmações positivas e poderosas (não é só repetir! Se quiser saber como, me conta aqui nos comentários que elaboro um novo artigo só ensinando como fazer).

Estas afirmações você pode encontrar aqui no meu blog. A segunda forma é ressignificar os pensamentos negativos que vem em sua cabeça. Por exemplo: "Sou feia!", mude para "Sou linda, maravilhosa e me amo como sou!"

4. Esteja ao lado de pessoas que te valorizam, que desejam o seu bem e que não ficam te criticando e minando tudo o que pensa e faz. Se afaste, na medida do possível, de pessoas pessimistas e que só veem o lado cinza da vida.

Se este conteúdo lhe ajudou, COMPARTILHA com aquela pessoa especial que também vai gostar desse conteúdo.

Existe uma lei universal que é a da reciprocidade, quando você faz pelo outro, o universo faz o mesmo por você.

Nos vemos em breve.

Grande abraço e até mais!

Alex Nielsen.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Meu Blog | Post

Boa leitura!

Alex Nielsen - Constelação Familiar -

Entre em Contato

Atendimentos Individuais e outros assuntos.

+55 11 9.8762 3692

alexnielsencoach@gmail.com

Me siga nas redes sociais

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook

Grupo VIP com Alex. Participe!

Acesse gratuitamente o GRUPO no TELEGRAM do Alex e esteja mais perto de seus ensinamentos. Diariamente ele mantém contato através de vídeos, textos, imagens, áudios e muita reflexão. Acesse pelo link ao lado!

Logo Alex Nielsen Telegram.png