Salve amigos!
Para este dia dos namorados, me inspirei em uma pequena fala do nosso saudoso Bert Hellinger, em que ele diz em uma de suas obras:
“Ao parceiro/a : sinto muito, por favor e obrigado”
Palavras pequenas, simples, que perderam muito de seu significado nos dias de hoje, mas que podem transformar um relacionamento em um compromisso mútuo de amor e reciprocidade.
Nos relacionamentos, com o passar do tempo acabamos por negligenciar a construção que construímos com o nosso parceiro(a), devido a outras atividades e obrigações que aparecem no decorrer do processo. Trabalho, filhos, família, metas pessoais e profissionais e por aí a lista cresce!
Esquecemos da intimidade apaixonante, do amor que flui no sexo, e corremos o risco de sermos mais mecânicos do que intuitivos. Vamos perdendo o olhar apaixonado, e acreditamos que só o fato do amor existir é o suficiente, principalmente quando cometemos erros para com o nosso parceiro(a). Dizemos - "Foi só uma briguinha, logo passa". De fato, isso logo passa, mas com este movimento é gerado também um pequeno desgaste que com o tempo, acumulando, se torna algo muitas vezes irrevogável.
Só o amor não basta! Precisamos continuamente buscar formas de reconquistar a pessoa que está ao nosso lado, e com isso, termos a humildade de assumir nossas falhas e buscar a maturidade para melhorar.
Assim, por nossos erros, diga "Sinto muito...", aos favores, a palavrinha mágica "Por favor...", não esquecendo é claro de sempre reconhecer os valores que o seu amado(a) tem e com isso, para cada ação que lhe é dirigida, um bom "Obrigado/a!".
Feliz dia dos namorados (porque todos os dias devem ser dia dos namorados).
Alex Nielsen - Terapeuta Sistêmico Familiar
Comments