Salve, salve amigos e amigas de luz!
Bert Hellinger, em seu livro "A simetria oculta do amor", diz
“Os filhos adquirem segurança interior e sentido claro de identidade quando aceitam e reconhecem ambos os pais como são. Sentem-se incompletos e vazios quando excluem um deles, ou ambos, de seus corações. A consequência da exclusão ou desprezo de qualquer um dos pais é a mesma: os filhos se tornam passivos e se sentem inúteis. Eis uma causa bastante comum de depressão.“
Sei que muitos ao lerem podem contestar dizendo que não tem como aceitarem os pais como são pois eles não lhe deram nada de bom!
Bom, para não me alongar, comece por agradecer a vida que lhe foi dada. Segundo, pare de exigir o que eles poderiam ter lhe dado. Não deram e nada poderá fazer para mudar isto em sua história. Terceiro, diga para eles "O que você me deu foi pouco, mas o suficiente. Sigo daqui em diante para alcançar o que desejo e fazer a valer a pena a vida que me foi dada por vocês!"
Ao começar por aí, terão muito mais segurança para lidar com a vida de vocês pelos próprios passos. E mesmo que a mágoa seja profunda por eles, tome a decisão de fazer diferente, mas não na posição de melhor que eles, como se quisessem provar algo, mas sim para fazer valer a pena a sua vida!
É sim um assunto complexo, delicado e cada um tem a sua história e por mais que você seja diretamente ou indiretamente influenciado, pode fazer diferente, basta apenas tomar a decisão e seguir como adulto para a vida com gratidão!
Não será fácil, mas com amor tudo é possível!
Alex Nielsen | Terapeuta de casal e família | Constelação Familiar Sistêmica
Comments