Salve, salve amigos e amigas!
A verdade é que a paixão tem início, meio e fim, mas o amor não!
O amor no relaciona
mento exige decisão de ambos para que seja próspero e saudável.
Neste post vou colocar 6 motivos básicos do porque casamentos esfriam. Confira!
1. AMOR É CONQUISTA
O amor deve ser cultivado constantemente com pequenas e grandes atitudes. Diferente da paixão que é cíclica, no amor é necessário DECISÃO, ou seja, se não houver um esforço diário com respeito, resiliência, paciência, tolerância e dedicação a relação esfria. É como manter o fogo de uma lareira acesa, não basta colocarmos a lenha e o fogo uma única vez, precisamos ir mantendo a chama acesa com a lenha de tempos em tempos para manter um ambiente harmonioso.
2. FALTA DE EMPATIA
Temos o péssimo costume de julgar o outro pela nossa visão de mundo. Precisamos aprender a nos colocar no lugar do cônjuge. Independente do tempo que sua relação tenha, sempre precisamos buscar compreender que o que para nós pode ser simples, para o outro pode ser um abismo. Se pergunte: O que leva o outro a se sentir assim? Quais foram as experiências passadas? Como ele enxerga o mundo?
3. FOCO NO CASAL
Filhos, trabalhos, convenções sociais, família de origem, nossos prazeres, descanso, entre outras coisas são extremamente importantes, mas não podemos esquecer do casal, ou seja, se o casal não der um foco para si, para seus momentos a sós, a tendência é que acabem se afastando e se tornando "amigos". Planeje com seu cônjuge e tire um dia na semana ou no mês, no mínimo para que possam ter este momento de namoro.
4. INDIVIDUALIDADE
Dar foco para a relação a dois é muito importante, mas também é saudável cada um ter o seu tempo individual com seus amigos, familiares, hobbies e etc. Este tópico também é motivo de muita discórdia por falta de segurança em si e no parceiro(a). É preciso ter respeito, clareza dos momentos e acordos entre ambos. Buscar o autoconhecimento ajuda a desenvolver a autoimagem, segurança própria e estabilidade para lidar com a individualidade do outro.
5. LINGUAGEM DO AMOR Todos nós temos 5 linguagens na qual expressamos e percebemos o amor nos relacionamentos. Dentre estas linguagens, temos uma que mais se destaca em nós. Esta linguagem primária normalmente não é a mesma do cônjuge, o que acaba gerando uma falha nacomunicação do amor entre o casal. Aprenda a sua linguagem do amor e a do parceiro(a), para que ambos possam sentir o amor verdadeiro do outro dia a dia.
6. DEPENDE DOS DOIS
Tudo o que foi colocado até aqui é apenas uma pequena parte do que precisa ter para que a relação não esfrie. Não citei aqui os básicos como respeito, confiança, comunicação saudável, igualdade, entre outras. Mas tudo isto não terá força se ambos na relação não se esforçarem para tal.
É preciso trabalho em equipe para que o casal possa chegar onde almeja!
Alex Nielsen | Terapeuta Sistêmico Familiar - Terapia de casal
Comentários