É um assunto complexo, mas tentarei ser sucinto!
É comum ouvirmos histórias no qual o pai foi ausente, seja por abandono, morte ou por outro motivo. Quando o motivo da ausência não é a morte, é sempre muito complicado para o filho(a) conseguir realizar um movimento de honra.
Honrar pai, de forma bem resumida é concordar que aquele pai existe e foi imprescindível para que você viesse à vida, independente de quem foi e o que fez.
Este é um movimento de inclusão, no qual você reconhece que metade de você é seu pai (a outra metade é sua mãe), mas isto não quer dizer que você toma o que julga ser ruim dele, pelo contrário, você concorda com o fato que é imutável e tem força para agradecer.
Agradecer o meu pai por ter me abandonado? Não!
Quando começamos a ter esta compreensão do papel deste homem em nossa vida e deixamos de excluir ele como se nunca tivesse existido e também paramos de exigir que ele tivesse feito diferente, tiramos um peso de cima das costas e permitimos que a mágoa que possa existir em nós comece a se dissolver.
Compreenda que realizar este movimento não quer dizer que tenha que amar e conviver com o mesmo, pois muitas vezes não é possível. Realizar este movimento é aceitar a sua história de vida com amor e respeito por você mesmo e assim começar a ter força para tomar sua própria vida e fazer valer a pena.
Vamos honrar os nossos pais quando fazemos valer a pena a vida que nos foi dada e isso o faremos através de nossos passos, decisões e sempre numa posição de agradecimento pela vida.
Este não é um processo simples e rápido, mas é preciso tomar decisão de fazer e se abrir para esta jornada. Ficar na mágoa não irá trazer seu pai e resolver a sua vida e muito menos a vida das pessoas que estão ao seulado.
Por que devo honrar meu pai ausente?
Para ter paz e plenitude, pois somos parte iguais de ambos (pai e mãe), e quando não validamos um deles, deixamos de validar parte de nós o que nos tira a força para conquistar a nossa vida da forma como desejamos. Sempre haverá um vazio nos acompanhando!
Alex Nielsen | Terapeuta Familiar | Constelação Familiar
Коментарі