Como anda a sua autoestima?
Quando falamos de auto-estima, é importante primeiro entender o que isso significa.
Simplificando, a autoestima se refere à maneira como você se vê e se avalia psicologicamente.
Há muitos tipos de auto-estima, mas por enquanto vamos nos concentrar em um - os pensamentos que temos sobre nós mesmos.
Estes pensamentos vêm de diferentes fontes que incluem nossas interações com outras pessoas da vida doméstica ou da vida escolar; tudo contribui para eles. Entretanto, há aspectos de si mesmo que também influenciam seu senso de merecimento: identidade, consciência, capacidade - todos eles desempenham um papel na determinação da estima que você sente por si mesmo.
E como podemos medir a nossa autoestima? É possível?
É possível sim e entre inúmeros meios, existe um que é considerado um dos testes mais populares para avaliar a auto-estima, chamado de Escala Rosenberg. Ela consiste em 10 perguntas que avaliam este aspecto central que desempenha um papel tão importante em nosso bem-estar psicológico.
Quem é Morris Rosenberg?
Morris Rosenberg, foi professor de sociologia da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, e tem diversos trabalhos publicados na área.
Rosenberg desenvolveu a escala com base em dados de 5.024 adolescentes nas escolas americanas. Seu objetivo era responder a perguntas sobre como o contexto social das pessoas pode estar relacionado a uma certa construção psicológica chamada auto-estima. Ele sabia que fatores como educação, meio ambiente e família podem aumentar ou afetar isso a autoestima do indivíduo.
Aplicando a escala de Rosemberg
O teste é composto de 10 perguntas que nos permitirão avaliar a nossa autoestima.
Cada pergunta deve ser respondida com base no seguinte tipo de resposta:
(A) Concordo plenamente (B) Concordo (C) Discordo (D) Discordo plenamente
Como interpretar o teste
Para interpretar as resposta ao teste, devemos seguir a seguinte estrutura:
Perguntas de 1 a 5 > as respostas de A a D são pontuadas de 4 a 1
Perguntas de 6 a 10 > as resposta de A a D são pontuadas de 1 a 4
Ao final do teste, some todas as respostas e compreenda a pontuação para saber como anda sua autoestima.
Como você deve avaliar sua pontuação
Se a pontuação final for entre 30 e 40 pontos, você tem uma boa autoestima.
Se variar entre 26 e 29 pontos, sua autoestima é média e deve ser melhorada.
Já, se a pontuação for 25 pontos ou menos, indica que você tem baixa autoestima.
Vamos a o teste Responda as perguntas, e ao final some as respostas como já orientado:
1. Sinto que sou uma pessoa digna de apreciação, pelo menos tanto quanto as demais. 2. Estou convencido de que tenho boas qualidades. 3. Sou capaz de fazer as coisas tão bem quanto a maioria das pessoas. 4. Tenho uma atitude positiva em relação a mim mesmo. 5. Em geral, estou satisfeito comigo mesmo. 6. Sinto que não tenho muito do que me orgulhar. 7. Em geral, me inclino a pensar que sou um fracasso. 8. Gostaria de poder sentir mais respeito por mim mesmo. 9. Há momentos em que penso que sou inútil. 10. Às vezes acho que não sou uma boa pessoa. Some as respostas e avalie como indicado anteriormente. Exemplo Você respondeu às 5 primeiras perguntas: 1. A=4, 2. C=2, 3. B=3, 4. D=1, 5.C=2 E nas 5 últimas perguntas: 6. D=4, 7. C=3, 8. B=3, 9. A=1, 10. C=3 Sua pontuação total foi de 26 pontos, o que indica que sua autoestima está mediana e precisa ser trabalhada. A autoestima é como um músculo, se o ignorarmos, ela se enfraquece. Mas quando você treina constantemente - a cada dia - ele se torna cada vez mais forte até que seja mais fácil de assumir qualquer coisa que venha ao seu encontro. E aí qual foi a sua pontuação? Se ficou alguma dúvida, por favor comente aqui ou me procure no Instagram @alexnielsenoficial
Nos vemos em breve.
Forte abraço e até mais!
Alex Nielsen.
Commentaires